ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: “CRIANÇA NÃO TRABALHA, CRIANÇA DÁ TRABALHO”.
O Curso de Extensão “ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL - “CRIANÇA NÃO TRABALHA, CRIANÇA DÁ TRABALHO”, elaborado pela Coordenação do NPJ, proporcionará maior conhecimento do assunto em estudo, aproximando os alunos da realidade acerca do trabalho infantil, fazendo diferencial, um despertar para consciência de responsabilidade social que permeia o tema proposto.
OBJETIVOS:
GERAL: Promover maior conhecimento do assunto em estudo, aproximando os alunos da realidade, fazendo diferencial, um despertar para consciência de responsabilidade social que permeia o tema proposto.
ESPECÍFICOS:
CONTEÚDO:
O Curso será realizado pelo Conselheiro Tutelar Wiliomar Francisco dos Santos, pelas professoras: M.ª Kelly Teixeira Norões, M.ª Marcela Iossi, M.ª Flávia Valéria e M.ª Núbia da Silva Ferreira de Medeiros; nos dias 09 e 30 de novembro de 2019 das 8h às 12h, totalizando 8h.
A Faculdade Nossa Senhora Aparecida – FANAP realizou o VIII INTEGRAFANAP nos dias 8 e 9 de maio de 2019, nos períodos matutino e noturno. O evento está na sua oitava versão, realizado desde o ano de 2012. A Programação envolveu atividades científicas (palestras, cursos, oficinas, pôsteres e minicursos), atividades lúdicas com as crianças e a atividade empreendedora com a participação de alunos e da comunidade externa. Tivemos ainda a grande participação de nossos egressos que estiveram na atividade empreendedora, assistiram palestras e vieram visitar a Instituição. No evento ainda ficou reservado um espaço para os Talentos FANAP (música), agradecimentos especiais a banda Tibornas, ao grupo Capoeira Arte Pura do Mestre E.T.. Essa integração de todos os cursos da FANAP ainda contemplou a participação efetiva da família dos alunos e dos colaboradores da FANAP e da comunidade externa. Agradecimentos a todos que participaram e contribuíram para o sucesso do evento.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: UM FATOR FUNDAMENTAL PARA A EDUCAÇÃO
O curso preza estimular reflexões relativas à importância do preparo emocional do adulto tornando-se assim, capaz de gerenciar suas emoções e consecutivamente, as emoções das crianças, no que tange à uma prática relacional de bem-estar e confiança entre si.
Diante desta realidade, é necessário compreender a família e a escola como um espaço educacional multiplicador de pessoas que pensam, de seres que necessitam de qualidade de vida e saibam gerenciar estes pensamentos, situações e reações emocionais.
Neste trabalho, será possível abrir oportunidade para discussões e reflexões da prática docente e vivências pessoais no âmbito das emoções, temática tão necessária na sociedade contemporânea.
OBJETIVOS
GERAL: Saber lidar com as próprias emoções, distingui-las e trabalhar em grupo, edificando as competências socioemocionais, obtendo assim, melhor relacionamento acadêmico e social.
ESPECÍFICOS
CONTEÚDO
O Curso de Extensão: Inteligência Emocional: um fator fundamental para a Educação será realizado pela Pedagoga e Psicopedagoga Letícia Pazuch, nos dias 23 de novembro e 07 de dezembro de 2019, das 8h às 12h, totalizando 08h. Investimento R$ 25,00.
A responsabilidade social tornou-se um dos eixos para as Instituições de Ensino Superior que têm o objetivo de formar o profissional cidadão. Nessa perspectiva, é papel das Instituições de Ensino Superior promover a reflexão e o questionamento sobre a responsabilidade social na formação dos alunos, como futuros agentes de transformação das questões sociais do País e, ao mesmo tempo, executores de Ações Afirmativas na promoção da igualdade de condições, tendo em vista a inclusão social.
A Faculdade Nossa Senhora Aparecida (FANAP) está inserida no Município de Aparecida de Goiânia, segunda cidade em número de habitantes, com um dos melhores PIBs do Estado de Goiás, mas que convive com um hiato social significativo.
Assim, percebe-se a falta de oportunidade para a continuidade dos estudos, o que leva à baixa qualificação para ocupação dos postos de trabalho, gerando desemprego. Nesse sentido a IES contribui com a oferta de cursos de interesse do mercado e da sociedade e busca, no seu locus de inserção, levar o corpo docente e discente a traduzirem os conteúdos ministrados em ações de cunho social, como vivências que colaboram para a formação dos profissionais como cidadãos responsáveis socialmente, na sua futura área de atuação.
O papel da FANAP, nesse cenário, como primeira IES a se instalar no município, é o de contribuir para o desenvolvimento local com projetos que tenham continuidade, promovam a auto sustentabilidade e a construção da cidadania plena; considerando a melhoria das condições de vida da população e as ações de inclusão e empreendedorismo.
O desenvolvimento de projetos que promovam a interação entre a Instituição, seus objetivos e valores, e a sociedade; potencializa a contribuição da Instituição como Socialmente Responsável.
Objetivos
Responsabilidade Social - FANAP 2018
Responsabilidade Social - FANAP 2017