13/06/2019

PEDAGOGIA

No dia 07 de junho de 2019, no Auditório da Faculdade Nossa Senhora Aparecida – FANAP, ocorreu o SEMINÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FANAP. O evento marcou a conclusão do trabalho de orientação dos Estágios Supervisionados do primeiro semestre de 2019, sendo: Estágio Supervisionado I - Educação Infantil (quarto período), Estágio Supervisionado II - Ensino Fundamental (quinto período) e Estágio Supervisionado III - Educação de Jovens e Adultos (sexto período), respectivamente, sob a supervisão das docentes Ma. Carolina Machado Moreira, Dra. Maria Vany de Oliveira Freitas e Ma. Jacqueline de Oliveira Veiga.
O seminário teve como objetivo principal propiciar espaço de análise sobre a importância do estágio no processo de formação do(a) futuro(a) Pedagogo(a) e de instigar o debate em torno da ideia de que, essa etapa de formação desenvolve no(a) estudante, não apenas a compreensão das teorias estudadas mas também a aplicabilidade dessas teorias e a reflexão sobre as questões relativas à prática pedagógica.
Inicialmente, o Professor Dr. Wellington Cardoso de Oliveira, do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Aparecida de Goiânia, palestrou sobre o tema:  Caminhos e Descaminhos da Educação de Jovens e Adultos no Brasil.
Em seguida, formou-se uma mesa redonda com a participação da Professora Ma. Eliane Magalhães Silva, Coordenadora do curso de Pedagogia; as professoras Ma. Carolina, Ma. Jacqueline e Dra. Maria Vany, supervisoras dos Estágios; o Prof. Dr. Wellington, palestrante convidado; Neyle Christiane Soares Lino Bittencourt, Diretora da Escola Municipal Luiz da Paixão Viana; Deborah Maria de Jesus Barbosa, Coordenadora Geral da Escola Municipal Cidade Satélite São Luiz; Geziel Alves Pereira, Diretor do Colégio Estadual Elmar Arantes Cabral.
De modo geral, os gestores das Instituições de Ensino compartilharam suas experiências de gestão e expuseram suas percepções positivas em relação ao significado do estágio e à presença de estagiários(as) em suas respectivas escolas.
As turmas do quarto período, do quinto período e do sexto período do Curso de Pedagogia encerraram o seminário, com brilhantismo, apresentando experiências significativas vivenciadas nas escolas campo.