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Graduação

CONCEPÇÃO DO CURSO

O Bacharelado em Administração oferecido pela UNIFANAP se consolida a cada ano, com mais de 250 alunos graduados até 2010. O curso de Administração torna-se, assim, cada vez mais importante, pois proporciona às comunidades local e regional profissionais qualificados com formação acadêmica motivada pela participação em eventos, pela oferta de estágio empresarial, pelos contatos profissionais e trocas de experiências com empresários renomados.

A matriz curricular é flexível e garante a oportunidade diferenciada de conclusão do curso, possibilitando a construção de uma sequência autônoma das disciplinas, sem a exigência de pré-requisitos.

Assim, o curso de Administração na UNIFANAP  vem se destacando no cenário regional e demonstra quão necessária é a formação acadêmica, capaz de proporcionar melhor desenvolvimento à comunidade local, a partir da contribuição de profissionais qualificados e éticos, para o atendimento às demandas atuais e futuras, com respeito à alteridade e à diversidade cultural.

Assim, inserido em um mercado de trabalho em franca expansão, como o do município de Aparecida de Goiânia, carente de profissionais com formação técnica e acadêmica, o Bacharelado em Administração da UNIFANAP vislumbra gerar profissionais com uma formação holística e humanística, competentes e cidadãos, aptos a exercerem seu papel profissional na região, com responsabilidade social e profissional.

OBJETIVO GERAL

Formar Administradores com visão sistêmica das organizações, aptos a atuar de forma pró-ativa em situações novas e em contínua mutação, como é o caso das empresas contemporâneas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Formar profissionais em Administração com senso de cidadania, ampliado pelo exercício acadêmico, voltado para reflexões críticas, de natureza humana, social, ambiental e organizacional;

Formar profissionais com capacidade para propor cenários estratégicos alternativos;

Desenvolver, além da capacidade analítica, executiva e decisória, condições de realizar pesquisas em busca de soluções para os problemas existentes;

Estimular a busca de novos métodos e técnicas administrativas, ordenando e aplicando, racionalmente, os recursos, tendo em vista a execução de fins imediatos e fundamentais das organizações, qualquer que seja a sua natureza ou porte;

Desenvolver a capacidade de assumir os diversos níveis de responsabilidades diretivas dentro da organização, promovendo a integração de seus membros;

Formar profissionais com capacidade de planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar processos técnicos que visem otimizar as áreas de recursos humanos, de finanças, de produção e de mercadologia, tendo em vista a melhoria das organizações;

Dirigir e coordenar estudos e análises, bem como, implementar programas de racionalização administrativa;

Dirigir programas de avaliação, políticas, planos e metas, orçamentos, sistemas, métodos e procedimentos, tendo em vista a eficiência e a eficácia da atividade administrativa, voltados para a implementação de empreendimentos;

Coordenar, analisar e elaborar planos para o desenvolvimento das organizações, levando em conta as influências de fatores econômicos, socioculturais, históricos e ambientais, políticos e tecnológicos.

PERFIL DO EGRESSO

O egresso do curso de Administração, além das competências e habilidades desenvolvidas durante o curso, é um profissional generalista/polivalente, no que tange às dimensões cognitivas e que expressa comportamento pautado na ética e no respeito às diferenças e particularidades do indivíduo.

Esse novo profissional apresenta capacidade e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados os níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como, para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizadas no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O profissional formado em Administração pode atuar, praticamente, em todos os departamentos de uma organização, seja esta pública ou privada. Como sua atuação é bastante diversificada, encontra oportunidades em empresas de todos os portes e segmentos, desde que possua habilidades fundamentais para um bom desempenho: planejamento, liderança, criatividade, visão globalizada, capacidade de gerenciar recursos materiais, financeiros, físicos e tecnológicos, rapidez de raciocínio e adaptação às mudanças, poder de persuasão e senso de responsabilidade social.

 

INFORMAÇÕES GERAIS DO CURSO

Nível: Bacharelado

Duração do curso: 8 (oito) semestres

Turno: matutino e noturno

Vagas: 240 vagas anuais

Denominação do curso: Bacharelado em Administração

Curso reconhecido pela Portaria SERES nº 617, de 21/11/2013 - DOU 22/11/2013, seção 1, página 30. Renovado o Reconhecimento pela Portaria SERES nº 208, de 25/06/2020 – DOU 07/07/2020, seção 1, página 82.

Local de oferta: Campus UNIFANAP (Avenida Pedro Luiz Ribeiro, Quadra 01, Lote 01, Chácara Santo Antônio, Gleba 04, CEP: 74.920-760, Conjunto Bela Morada – Aparecida de Goiânia – Goiás)

COORDENAÇÃO DO CURSO

E-mail: coord.adm@unifanap.edu.br

 
 
 
 
 
 

PERIÓDICOS CIENTÍFICOS

Revista de Administração Contemporânea (RAC)

Revista de Administração de Empresas (RAE)

Revista de Administração da USP (RAUSP)

Revista Eletrônica de Administração (REAd)

Revista de Administração Pública (Enap)

Revista de Administração Pública (SciELO)

CONCEPÇÃO DO CURSO

O Curso de Graduação em Biomedicina do Unifanap observados os preceitos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), apresenta uma matriz curricular voltada para o alcance do perfil definido para o profissional, a partir do desenvolvimento das habilidades e competências, estabelecidas através da resolução nº 2, de 18 de fevereiro de 2003, que estabelece a Diretriz Nacional Curricular do Curso de Biomedicina, além de qualificar para o mercado de trabalho.

OBJETIVO GERAL

Formar bacharéis de alta qualidade e desempenho, por meio do modelo baseado em competências. Dessa forma, o aluno é protagonista no processo de ensino-aprendizagem promovendo o conhecimento teórico e prático na área de Biomedicina, proporcionando cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Formar bacharéis com visão Biomédica generalista, humanista, com senso crítico, apto a agir eticamente, capacitado e habilitado a atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, no contexto das necessidades do indivíduo ou da comunidade;
  • Planejar e executar ações de prevenção de doenças, de promoção, proteção e recuperação da saúde;
  • Diagnosticar e/ou monitorar o tratamento de patologias;
  • Direcionar sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade;
  • Desenvolver além das habilidades técnicas, as interpessoais, tais como: resiliência, empatia, colaboração e comunicação.

PERFIL DO EGRESSO

Os profissionais egressos do Curso de Biomedicina devem apresentar autonomia intelectual, atuação crítica, criativa e ética sintonizada com as necessidades locais,  regionais e nacionais. Sendo capazes de:

  • Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
  • Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;
  • Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;
  • Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
  • Contribuir para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas;
  • Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;
  • Emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios;
  • Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
  • Realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, incluindo os exames hematológicos, citológicos, citopatológicos e histoquímicos, biologia molecular, bem como análises toxicológicas, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança;
  • Realizar procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais e toxicológicas;
  • Atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia;
  • Realizar análises fisico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente, incluídas as análises de água, ar e esgoto;
  • Atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados, incluindo realização, interpretação de exames e responsabilidade técnica de serviços de hemoterapia;
  • Exercer atenção individual e coletiva na área das análises clínicas e toxicológicas; gerenciar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas;
  • Atuar na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de metodologias, de reativos, reagentes e equipamentos;
  • Assimilar as constantes mudanças conceituais e evolução tecnológica apresentadas no contexto mundial;
  • Avaliar e responder com senso crítico as informações que estão sendo oferecidas durante a graduação e no exercício profissional;
  • Formar um raciocínio dinâmico, rápido e preciso na solução de problemas dentro de cada uma de suas habilitações específicas;
  • Ser dotado de espírito crítico e responsabilidade que lhe permita uma atuação profissional consciente, dirigida para a melhoria da qualidade de vida da população humana;
  • Exercer, além das atividades técnicas pertinentes a profissão, o papel de educador, gerando e transmitindo novos conhecimentos para a formação de novos profissionais e para a sociedade como um todo.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

De acordo com a regulamentação específica, o profissional do Biomédico, poderá atuar em várias áreas:

  • Análises Clínicas: realizar exames de análises clínicas; assumir a responsabilidade técnica e firmar os respectivos laudos; assumir e executar o processamento de sangue, suas sorologias e exames pré-transfussionais; assumir chefias técnicas, assessorias e direção destas atividades;
  • Análises Ambientais;
  • Indústrias;
  • Análises Bromatológicas;
  • Biologia molecular;
  • Genética;
  • Reprodução humana;
  • Banco de Sangue;
  • Imagenologia;
  • Magistério em disciplinas do campo da Biomedicina e em Instituições de pesquisa.

 

INFORMAÇÕES GERAIS DO CURSO

Nível: Bacharelado

Duração do curso: 8 (oito) semestres

Turno: matutino e noturno

Vagas: 100 vagas anuais

Local de oferta: Campus UNIFANAP (Avenida Pedro Luiz Ribeiro, Quadra 01, Lote 01, Chácara Santo Antônio, Gleba 04, CEP: 74.920-760, Conjunto Bela Morada – Aparecida de Goiânia – Goiás)


COORDENAÇÃO DO CURSO

E-mail: 

 

CONCEPÇÃO DO CURSO

O contador hoje tem funções infinitamente mais amplas, sobretudo voltadas para o gerenciamento dos negócios, para a estruturação e para o gerenciamento dos sistemas de informações da empresa.

Assim, o Curso de Ciências Contábeis da UNIFANAP foi concebido para formar profissionais da área de Ciências Sociais Aplicadas, especificamente de Ciências Contábeis, capacitando-os a atuarem junto aos diversos segmentos da sociedade organizada, enfocando além dos aspectos técnicos, também a formação pessoal, através dos princípios éticos, morais e sociais que caracterizam o cidadão.

O projeto pedagógico do curso busca fornecer ao profissional os conteúdos dos componentes curriculares, abordando a sua relevância para a atuação profissional, interagindo entre a teoria e prática.

OBJETIVO GERAL

O curso de Bacharelado em Ciências Contábeis apresenta como objetivo geral a formação de profissionais com competências e habilidades para elaborar e analisar demonstrativos e relatórios contábeis, sejam eles de finalidade interna ou externa, bem como coletar, reunir, sumarizar e avaliar os dados e as informações para o processo de tomada de decisão de qualquer gestão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Busca-se atender aos seguintes objetivos específicos, no sentido de formar profissionais capacitados para:

promover realização de estudos sobre os fatos contábeis da administração geral das entidades privadas e/ou públicas;
realizar os estudos dos desdobramentos referentes a fatos administrativos, com o fim de conhecer minuciosamente o produto das operações e seus reflexos patrimoniais;
promover estudos relativos ao registro e análise dos fatos ocorridos, setorialmente, em cada organização;
estudar e aplicar técnicas de controles e análises às contas do sistema financeiro das entidades;
realizar estudos e registros necessários ao atendimento dinâmico das diversas áreas da legislação fiscal e tributária, que afetam e provocam modificações no patrimônio das entidades;
promover estudos e interpretações dos dados quantitativos e qualitativos das empresas, com o objetivo de informar, orientar e guiar a administração em termos de gestão e tomada de decisões;
elaborar, acompanhar a execução e/ou análise das demonstrações contábeis de quaisquer entidades;
atuar como gestores nos mais diversos tipos de entidades como empresário da Contabilidade ou, ainda, de forma autônoma, como Consultor, Auditor, Analista ou Contador Autônomo.

PERFIL DO EGRESSO

O egresso do curso de Ciências Contábeis da UNIFANAP deve apresentar perfil que possibilite desenvolver e aplicar raciocínio conceitual e analítico da contabilidade, seguindo como base orientativa os princípios fundamentais da contabilidade, para a compreensão das transformações do mundo dos negócios e da tecnologia, bem como selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas no processo de gestão e controle gerencial para tomar decisões mediante a visão sistemática, holística e interdisciplinar da atividade contábil. O egresso, também deve ter habilidades para:

- trabalhar individualmente ou em grupo;

- identificar, caracterizar, estruturar e apresentar rápidas soluções de problemas que afetam a empresa;

- elaborar demonstrativo e relatórios contábeis, sejam eles de finalidade interna ou externa, bem como coletar, reunir, sumarizar, e avaliar os dados e as informações para o processo de tomada de decisão de quaisquer gestão;

- desenvolver, implantar, acompanhar e analisar os sistemas contábeis de custos, controle gerenciais e de auditoria.

O egresso do curso de Ciências Contábeis da UNIFANAP será um profissional capacitado a compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, nos diferentes modelos de organização; que apresenta pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas; e capacidade crítico analítica de avaliação, quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação.

O avanço das técnicas em Controladoria, Auditoria e, notadamente nos Sistemas de Informações Contábeis tem reservado ao Bacharel em Ciências Contábeis um dos papéis mais relevantes tanto no registro sistemático e cronológico das informações, como no subsídio à formulação de decisões nos mais diferentes níveis gerenciais. Os relatórios gerenciais oriundos de sistemas integrados de informações passaram a ser utilizados em todos os níveis administrativos, resultando num uso mais intensivo das informações contábeis, tanto como subsídio à formulação de decisões, como instrumento de controle interno.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

Dessa forma, o egresso do Curso de Ciências Contábeis poderá:

- Planejar, executar e controlar atividades contábeis e empresariais nos mais diversos setores, tanto do ponto de vista fiscal quanto gerencial;

- Desenvolver autonomia para o autogerenciamento e a reciclagem profissional;

- Transformar dados contábeis em informações gerenciais úteis para decisões da direção ou do público externo (investidores);

- Adequar relatórios contábeis aos princípios fundamentais de contabilidade locais, de outros blocos econômicos ou universais;

- Desenvolver a ética nas relações profissionais, na precisão dos trabalhos e nos registros.

 

INFORMAÇÕES GERAIS DO CURSO

Nível: Bacharelado

Duração do Curso: 8 (oito) semestres

Turno: matutino e noturno

Vagas: 120 vagas anuais

Denominação do Curso: Bacharelado em Ciências Contábeis

Curso reconhecido pela Portaria MEC nº 722, de 19/03/2004 – DOU 22/03/2004, seção 1, página 5.  Renovado o Reconhecimento pela Portaria SERES nº 208, de 25/06/2020 – DOU 07/07/2020, seção 1, página 82.

Local de oferta: Campus UNIFANAP (Avenida Pedro Luiz Ribeiro, Quadra 01, Lote 01, Chácara Santo Antônio, Gleba 04-A - A, CEP: 74.920-760, Conjunto Bela Morada – Aparecida de Goiânia – Goiás)

COORDENAÇÃO DO CURSO

E-mail: coord.contabeis@unifanap.edu.br

 
 
 
 
 

PERIÓDICOS CIENTÍFICOS

 

Portal de Contabilidade

Revista FENACON

RBC- Revista Brasileira de Contabilidade

 

CONCEPÇÃO DO CURSO

O Curso de Direito da UNIFANAP, ministrado no município de Aparecida de Goiânia, Estado de Goiás, foi concebido com a seguinte base legal:

a) Portaria Normativa nº 147, de 2 de fevereiro de 2007;

b) Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Direito – Resolução CNE/CES nº 9, de 29 de setembro de 2004, publicada no D.O.U. de 01 de outubro de 2004, pp. 17/18, S.1;

c) Instrução Normativa n° 01/1997, publicada no D.O.U. de 04 de setembro de 1997, p. 19.524, S.1. Instrução Normativa nº 02/1997, publicada no D.J. de 12 de dezembro de 1997, p. 68095, S.1. Instrução Normativa nº 03/1997, publicada no D.J. de 19 de dezembro de 1997, p. 68.095, S.1. Todas da lavra da Comissão de Ensino Jurídico do Conselho Federal da OAB;

d) Portaria MEC nº 1.886, de 30 de dezembro de 1994.

A formação em Direito foi uma das áreas da educação superior que sofreu mais transformações ao longo das últimas décadas. A partir da Constituição Federal de 1988 e, sobretudo, tendo como marco a Portaria MEC nº 1.886/1994, os paradigmas teórico e metodológico que conformavam o ensino do Direito foram profundamente alterados.

Dessa forma, o Curso de Direito da UNIFANAP se materializa mediante uma proposta de educação que propicia uma sólida formação geral, humanística e axiológica, aliada a postura reflexiva e de "visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania", conforme estabelecido na Resolução CNE/CES nº 09/2004.

Nesse sentido, abandona a formação jurídica estritamente dogmática e de caráter "enciclopédico", baseada em procedimentos e métodos de ensino que privilegiam a memorização e a apreensão acrítica de conceitos e valores, para se estruturar em torno de uma proposta avançada, não exatamente por conta de "novidades ou inovações disciplinares", mas inovações de caráter pedagógico que buscam uma postura mais dinâmica dos alunos. Para tanto, utilizará novas ferramentas de ensino, que a um só tempo possam contribuir para a implementação de um processo de ensino-aprendizagem emancipatório, permitindo a abertura de espaços para a reflexão e a construção do próprio conhecimento.

OBJETIVO GERAL

O objetivo geral do Curso de Direito é formar profissionais de visão transcendente aos aspectos técnicos de sua profissão, capazes de aplicar o Direito, mas também, de criticá-lo e fornecer meios para a sua alteração, aptos a cumprir com a sua missão social e política, de maneira a desempenhar uma presença na vida do país, que não se restrinja a executar, burocraticamente, a sua tarefa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Proporcionar uma sólida formação geral, humanística e axiológica, com o domínio dos fundamentos de compreensão e utilização do Direito, em suas variadas manifestações e aplicações;
Possibilitar ao aluno o desenvolvimento de postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica;
Capacitar os alunos para as demandas da realidade em que a Instituição se insere, considerando, principalmente, a forte vocação industrial de Aparecida de Goiânia;
Estimular a pesquisa e a extensão, visando à produção e à divulgação do conhecimento jurídico adequado à realidade social, assim como, à adequação da formação oferecida às demandas da sociedade.

PERFIL DO EGRESSO

O perfil do egresso do Curso de Direito repousa em sólida formação geral, humanística e axiológica, com capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e visão crítica que fomente a capacidade de trabalho em equipe, favoreça a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O bacharel em Direito da UNIFANAP estará apto a atuar nas variadas possibilidades da intervenção profissional, seja em carreiras tradicionais como a advocacia, a magistratura e o ministério público, ou a transitar pelas novas funções que se abrem no mercado de trabalho como: consultoria a empresas, orientação jurídica de organizações não governamentais, etc. Considerando a ênfase proposta, os egressos estarão preparados para atuar junto à realidade da região em que a Instituição se insere, considerando, principalmente, a forte vocação industrial de Aparecida de Goiânia.

O Curso de Graduação em Direito forma bacharéis em que devem possuir conhecimentos suficientes para, uma vez atendidas as exigências de ingresso, o exercício de uma das profissões jurídicas, tais como a advocacia, a magistratura e o ministério público. A formação em Direito é, portanto, genérica, não permitindo o exercício imediato de quaisquer das profissões jurídicas. O bacharel em Direito, por consequência, deve ser preparado para o exercício de uma gama de atividades, como ponto de partida para o ingresso nas carreiras jurídicas. Seu perfil deve ser, em formação superior, básica, necessariamente generalista, mesmo quando eleita uma determinada ênfase curricular.

INFORMAÇÕES GERAIS DO CURSO

Nível: Bacharelado

Duração do Curso:  10 (dez) semestres

Turno: matutino e noturno

Vagas:  200 vagas anuais (100 diurno / 100 noturno)

Denominação do Curso: Bacharelado em Direito

Curso reconhecido pela Portaria SERES nº 114, de 17/02/2017 - DOU 20/02/2017, seção 1, página 10.  Renovado o Reconhecimento pela Portaria SERES nº 208, de 25/06/2020 – DOU 07/07/2020, seção 1, página 82.    

Local de oferta: Campus UNIFANAP (Avenida Pedro Luiz Ribeiro, Quadra 01, Lote 01, Chácara Santo Antônio, Gleba 04-A, CEP: 74.920-760, Conjunto Bela Morada – Aparecida de Goiânia – Goiás)

COORDENAÇÃO DO CURSO

E-mail: coord.direito@unifanap.edu.br

 
 
 
 
 
 

"Observação: Este regulamento abaixo será substituído, com as devidas atualizações".

 

LINKS PARA O CURSO DE DIREITO 

1. SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

http://www.stf.jus.br

2. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

http://www.stj.jus.br/portal/site/STJ

3. PROCURADORIA DA REPÚBLICA EM GOIÁS

http://www.mpf.mp.br/go

4. MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS

http://www.mpgo.mp.br/portal/principal

5. TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 1ª REGIÃO

https://portal.trf1.jus.br

6. SUPERIOR TRIBUNAL DO TRABALHO

http://www.tst.jus.br

7. TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO

http://www.trt18.jus.br

8. SUPERIOR TRIBUNAL ELEITORAL

http://www.tse.jus.br

9. TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE GOIÁS

http://www.tre-go.jus.br

10. TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIÁS

https://www.tjgo.jus.br

11. ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SEÇÃO DE GOIÁS

http://www.oabgo.org.br

12. SUBSEÇÃO OAB DE APARECIDA DE GOIÂNIA

http://www.oabgo.org.br/oab/subsecoes/aparecida-de-goiania

LIVROS - LER ON-LINE

Direitos Fundamentais Sociais - Helder Baruffi

 

CONCEPÇÃO DO CURSO

O Curso de Graduação em Farmácia do Unifanap, observados os preceitos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996). Está baseado na resolução nº 6, DE 19 DE OUTUBRO DE 2017, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais, tendo como objetivo geral a formação acadêmico-profissional de bacharéis de alta qualidade e desempenho, por meio do modelo baseado em competências. Dessa forma, o aluno é protagonista no processo de ensino-aprendizagem promovendo o conhecimento teórico e prático na área de fármacos, medicamentos e assistência farmacêutica, e, de forma integrada, com ênfase em análises clínicas e toxicológicas, em cosméticos e em alimentos, proporcionando cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade. Além disso, busca-se proporcionar aos alunos situações nas quais sejam possíveis vivenciar experiências dinâmicas, por meio de situações problemas (orientado em informações), atividades verificadora, conteúdos digitais e metodologias ativas que possibilitem o desenvolvimento de competências e habilidades. Desta maneira, o aluno estará preparado para atuar no mercado de trabalho de forma ética, humanística e reflexiva nos diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde, sendo capaz para executar e planejar ações de prevenção de doenças, de promoção, proteção e recuperação da saúde, além de compreender o desenvolvimento de controle de produtos e processos farmacêuticos para atender as necessidades do desenvolvimento científico e tecnológico da sociedade.

OBJETIVO GERAL

O Curso de Graduação em Psicologia do Unifanap visa formar profissionais reflexivos e capacitados para atuarem de forma ética e crítica em um mercado de trabalho caracterizado por intensas transformações, dotados de conhecimentos requeridos para o exercício de competências e habilidades relacionadas a atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento e a educação permanente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Formar bacharéis de alta qualidade e desempenho, por meio do modelo baseado em competências. Dessa forma, o aluno é protagonista no processo de ensino-aprendizagem promovendo o conhecimento teórico e prático na área de fármacos, medicamentos e assistência farmacêutica, e, de forma integrada, com ênfase em análises clínicas e toxicológicas, em cosméticos e em alimentos, proporcionando cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade.

PERFIL DO EGRESSO

Os profissionais egressos do Curso de Farmácia devem apresentar autonomia intelectual, atuação crítica, criativa e ética sintonizada com as necessidades locais, regionais e nacionais. Sendo capazes de:

  • Identificar e analisar os constantes desafios de sua profissão, implementando e desenvolvendo formas inovadoras de enfrentamento dos problemas, e sendo capaz de tomar as decisões necessárias;
  • Ser capaz de aplicar, em seu campo de trabalho, os conhecimentos aprendidos no curso com flexibilidade e competência;
  • Assumir posturas de liderança, consenso e valorização do trabalho cooperativo e em equipe;
  • Ser capaz de ter expressão verbal e escrita consoante com as regras da língua portuguesa;
  • Ter comunicação interpessoal necessária ao desempenho de sua profissão;
  • Demonstrar em sua atuação profissional posturas morais e éticas no exercício de um trabalho socialmente responsável;
  • Diagnosticar, analisar e intervir nos problemas apresentados na atividade profissional em diferentes contextos.

CAMPOS DE ATUAÇÃO
 

De acordo com a regulamentação específica, a atuação profissional do Farmacêutico, poderá atuar em vários campos relacionados aos fármacos e medicamentos, alimentos e análises clínicas. Os principais campos relacionados à essas áreas são:

  • Drogaria, farmácia, manipulação de medicamentos, cosméticos e saneantes; farmácia hospitalar e clínica, farmácia homeopática;
  • Distribuidoras e indústrias de insumos farmacêuticos e de medicamentos;
  • Laboratórios de análises clínicas, toxicológicas e de segurança de alimentos;
  • Gestão de qualidade de alimentos, medicamentos, insumos farmacêuticos e serviços em saúde, órgãos públicos;
  • Vigilância sanitária;
  • Sistemas de abastecimento de medicamentos no serviço público Federal, Estadual e Municipal;
  • Magistério em disciplinas do campo da Farmácia e em Instituições de pesquisa.

 

INFORMAÇÕES GERAIS DO CURSO

Nível: Bacharelado

Duração do curso: 10 (dez) semestres - 05 anos

Turno: matutino e noturno

Vagas: 100 vagas anuais

Local de oferta: Campus UNIFANAP (Avenida Pedro Luiz Ribeiro, Quadra 01, Lote 01, Chácara Santo Antônio, Gleba 04, CEP: 74.920-760, Conjunto Bela Morada – Aparecida de Goiânia – Goiás)


COORDENAÇÃO DO CURSO

E-mail: 

 
 

CONCEPÇÃO DO CURSO

O curso de Pedagogia da UNIFANAP – compreende a educação como uma possibilidade de emancipação dos sujeitos, num exercício contínuo de transformação da realidade social em prol de uma prática educativa mais inclusiva, autônoma e democrática.  Assim, o curso é alicerçado numa concepção de educação ampla e pautada pelo desenvolvimento de profissionais autônomos e críticos, numa proposta pedagógica moderna e dinâmica.

OBJETIVO GERAL

Formar profissionais conscientes da realidade em que estão inseridos, capazes de compreender as dimensões políticas e filosóficas da educação, nos seus mais diferentes espaços, proporcionando sólida fundamentação teórica e prática, para atuar de forma crítica, democrática e participativa na sociedade contemporânea, com vistas ao desenvolvimento de uma ação eficiente em suas áreas de atuação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver competência para atuarem em instituições públicas ou privadas, em contextos escolares e não escolares;

Formar docentes capazes de uma atuação profissional crítica, coerente, eficaz e transformadora da realidade;

Proporcionar meios de compreensão, pelo futuro profissional, da função social da escola, tendo em vista o aprendizado de uma prática pedagógica que vise contribuir para a compreensão crítica dessa sociedade;

Preparar pedagogos qualificados para atuarem na área educacional de forma fundamentada, eficiente e com qualidade, oferecendo condições para que aprofundem seus conhecimentos numa perspectiva histórica, filosófica, científica e teórica;

Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura;

Conhecer e compreender de forma crítica da realidade educacional local, regional e nacional;

Apropriar-se dos subsídios teóricos e práticos fundamentados no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão;

Construir o conhecimento pedagógico e uma prática educacional transformadora;

Qualificar para a intervenção pedagógica eficaz nos processos de aprendizagem;

Atuar na organização do trabalho pedagógico, quer no espaço escolar, quer em outras modalidades de educação, institucionalizadas ou não.

PERFIL DO EGRESSO

O Pedagogo formado pelo curso de Pedagogia da UNIFANAP é um profissional empenhado com a qualidade da educação e dos processos de ensino-aprendizagem nos diversos ambientes educativos. Conhecedor de diversas teorias e práticas pedagógicas inserido no contexto histórico-social contemporâneo. Habilitado para exercício da docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental bem como para funções pedagógicas em diversos espaços educacionais ou em outras atividades nas quais sejam exigidos conhecimentos específicos. Terá, ainda, a fundamentação necessária à organização de sistemas, unidades, projetos, experiências educacionais e o planejamento, gestão e a execução de projetos educacionais tanto em espaços escolares, quanto em espaços não escolares.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de profisisonais para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos e na Educação Profissional. Além de atuar na área de serviços e apoio escolar e na Gestão Educacional como coordenadores pedagógicos, administradores, supervisores e orientadores educacionais.

O pedagogo poderá atuar ainda em Hospitais, Brinquedotecas, nos departamentos de Recursos Humanos das Empresas e no Terceiro Setor.

INFORMAÇÕES GERAIS DO CURSO

Nível: Licenciatura

Duração do Curso: 8 (oito) semestres

Turno: matutino e noturno

Vagas: 200 vagas anuais

Denominação do Curso: PEDAGOGIA, LICENCIATURA

Curso reconhecido pela Portaria SESu  nº 879, de 15/07/2009 – DOU 16/07/2009, seção 1, página 14, renovado o reconhecimento pela Portaria SERES nº 917, de 27/12/2018 - DOU 28/12/2018, seção 1, página 189.

Local de oferta: Campus UNIFANAP (Avenida Pedro Luiz Ribeiro, Quadra 01, Lote 01, Chácara Santo Antônio, Gleba 04-A, CEP: 74.920-760, Conjunto Bela Morada – Aparecida de Goiânia – Goiás)

COORDENAÇÃO DO CURSO

E-mail: coord.pedagogia@unifanap.edu.br

 
 
 
 
 

PERIÓDICOS CIENTÍFICOS

Em Aberto

Revista Inter Ação

Educação & Sociedade

Revista EducaTiva

CONCEPÇÃO DO CURSO

O Curso de Graduação em Psicologia do Unifanap, observados os preceitos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), foi concebido com base na Resolução CNE/CES nº 05/2011, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Psicologia. O Curso de Graduação em Psicologia tem como meta central a formação do psicólogo voltado para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino de Psicologia.

OBJETIVO GERAL

O Curso de Graduação em Psicologia do Unifanap visa formar profissionais reflexivos e capacitados para atuarem de forma ética e crítica em um mercado de trabalho caracterizado por intensas transformações, dotados de conhecimentos requeridos para o exercício de competências e habilidades relacionadas a atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento e a educação permanente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Oferecer uma formação interdisciplinar, permitindo ao aluno compreender as interfaces da Psicologia com outros campos disciplinares, para uma adequada compreensão do fenômeno humano; 
  • Desenvolver competências que garantam ao profissional o domínio básico de conhecimentos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandem a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais e na promoção da qualidade de vida;
  • Capacitar o aluno a lidar com temas transversais (gênero, meio ambiente, ética profissional, direitos humanos, globalização, culturas, questões étnico-raciais, empreendedorismo) explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais, ampliados pelo exercício da cidadania e responsabilidade social;
  • Identificar e explorar oportunidades para o desenvolvimento de atividades inovadoras relacionadas com a profissão, e as novas práticas emergentes de seu campo de atuação;
  • Propiciar ao aluno uma relação interativa dos conhecimentos produzidos em sua vivência pessoal com os conhecimentos acadêmicos, de modo a subsidiar a escolha da abordagem e área de atuação mais aderente ao seu perfil;
  • Incentivar a busca e a atualização do conhecimento através do aprimoramento contínuo e do domínio de novas práticas emergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso, complementando o processo de ensino-aprendizagem;
  • Propiciar ao aluno o desenvolvimento de atitude crítica, inquiridora e criativa frente à realidade em que atuará;
  • Desenvolver atitude de compromisso social expressa em uma ação profissional que considera a realidade sociocultural dos indivíduos, grupos e instituições, bem como as necessidades das sociedades e comunidades;

PERFIL DO EGRESSO

O egresso do Curso de Graduação em Psicologia do Unifanap será um profissional com ampla formação geral, sólida e integral na área da Psicologia, adaptável e com suficiente autonomia intelectual, capacitado para continuar a buscar conhecimentos após a graduação e comprometido com as transformações sociais, assim como comprometido com a comunidade, capaz de propor, principalmente, ações preventivas e de promoção da saúde mental nos variados campos de atuação, e, ações de caráter interventivo. 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

Atuar de maneira multiprofissional e interdisciplinar em clínicas, hospitais e instituições vinculadas à área da saúde, em empresas e/ou órgãos públicos, bem como organizações não governamentais, dentre outras possibilidades. 

 

INFORMAÇÕES GERAIS DO CURSO

Nível: Bacharelado

Duração do curso: 10 (dez) semestres

Turno: matutino e noturno

Vagas: 100 vagas anuais


Local de oferta: Campus UNIFANAP (Avenida Pedro Luiz Ribeiro, Quadra 01, Lote 01, Chácara Santo Antônio, Gleba 04, CEP: 74.920-760, Conjunto Bela Morada – Aparecida de Goiânia – Goiás)


COORDENAÇÃO DO CURSO

E-mail: 

 
 

CONCEPÇÃO DO CURSO

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CSTADS) da UNIFANAP foi concebido com base na Resolução CNE/CP nº 03/2002, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Organização e o Funcionamento dos Cursos Superiores de Tecnologia; nos Pareceres CNE/CES nº 436/2001 e CNE/CP nº 29/2002, homologados pelo Ministro da Educação em 12 de dezembro de 2002; e no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia.

OBJETIVO GERAL

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CSTADS) visa capacitar o acadêmico para analisar, projetar, documentar, especificar, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação e, ainda, para a criação de condições de articular, mobilizar e colocar em ação conhecimentos, habilidades, valores e atitudes para responder, de forma original e criativa, com eficiência e eficácia, aos desafios e requerimentos do mundo do trabalho.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Analisar, projetar e implantar sistemas computacionais;

Incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica, e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho;

Desenvolver competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a gestão de processos e de serviços;

Desenvolver Softwares e Sistemas de Informações para as empresas;

Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação.

PERFIL DO EGRESSO

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNIFANAP será um profissional qualificado para analisar, projetar, documentar, especificar, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação.

O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas trabalhará, também, com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas, sendo fundamental à sua atuação o raciocínio lógico, o emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, a preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação. Este profissional trabalha, também, com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas.

Entre as atuações que Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas estão:

Analista de Sistemas;

Analista de Bancos de Dados;

Desenvolvedor Web;

Gestor de Projetos;

Gestor de Tecnologia da Informação;

Gestor de Desenvolvimento;

Analista e Projetista de Sistemas.

INFORMAÇÕES GERAIS DO CURSO

Nível: Superior Tecnológico

Duração do Curso: 5 (cinco) semestres

Turno: matutino e noturno

Vagas: 100 vagas anuais

Denominação do Curso: Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Curso reconhecido pela Portaria SERES nº 194. de 10/05/2013 - DOU 14/05/2013, seção 1, página 15, renovado o reconhecimento pela Portaria SERES nº 917, de 27/12/2018 - DOU 28/12/2018, seção 1, página 189.

Local de oferta: Campus UNIFANAP (Avenida Pedro Luiz Ribeiro, Quadra 01, Lote 01, Chácara Santo Antônio, Gleba 04-A, CEP: 74.920-760, Conjunto Bela Morada – Aparecida de Goiânia – Goiás)

COORDENAÇÃO DO CURSO

E-mail: coord.ads@unifanap.edu.br

 
 
 
 
 
 

PERIÓDICOS CIENTÍFICOS

RITA - Revista de Informática Teórica e Aplicada

CCUEC Unicamp - Revista de Informação e Tecnologia

BDBComp - Biblioteca Digital Brasileira de Computação

SBC - Sociedade Brasileira de Computação

 

CONCEPÇÃO DO CURSO

O Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética,identifica, seleciona e executa procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares,utilizando produtos cosméticos, técnicas e equipamentos específicos. Aplica técnicas de visagismo e maquiagem. Utiliza equipamentos específicos para cada procedimento estético. Elabora e aplica programa de avaliação do cliente submetido a procedimentos estéticos. Propõe e participa de estudos científicos para o desenvolvimento de novas tecnologias na área de tratamentos estéticos inovadores, bem como para a avaliação de novos produtos, procedimentos, protocolos e sua aplicabilidade. Planeja, organiza e gerencia empresas da área de estética e cosmética. Avalia e elabora parecer técnico em sua área de formação.

OBJETIVO GERAL

Formar profissionais éticos, críticos e reflexivos para atuarem na área da beleza, utilizando-se de procedimentos calcados em bases científicas e tecnológicas que contribuam para a ampliação da qualidade de vida das pessoas, nos tratamentos estéticos e cosméticos faciais, corporais e capilares.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Formar e atualizar profissionais que desejem obter competências nas diversas modalidades de trabalho em prol do embelezamento, com embasamento científico e tecnológico necessário para atuar com uma conduta ética em sua atividade;
  • Desenvolver conhecimentos técnicos e científicos que possibilitem a atuação nas áreas da saúde e da beleza; 
  • Qualificar profissionais para exercerem sua profissão com competência e discernimento sobre as reais necessidades e tendências do mercado da estética; 
  • Desenvolver habilidades profissionais para assistir/cuidar/educar o ser humano, individual e/ou coletivamente; 
  • Oportunizar ao profissional da Estética e Cosmética uma atuação inter e multiprofissional, por meio de situações práticas de aprendizagem;
  • Desenvolver postura ético-profissional compatível com as ações em Estética e Cosmética, voltadas para o fortalecimento do exercício da cidadania.

PERFIL DO EGRESSO

Profissional com formação generalista, humanista e crítica, capacitado a atuar, visando o bem-estar físico e a melhoria da qualidade de vida, em todas as áreas em que a Estética se apresente fundamental para a promoção, manutenção e recuperação da saúde humana. Assim, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, o futuro profissional pautar-se-á em princípios éticos, e terá reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural da região.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O profissional terá condições de desempenhar suas atividades profissionais em centros de estética; empresas de beleza; spas; academias; indústria cosmética; consultorias especializadas; clubes; hotéis; entre outros estabelecimentos. Também poderá atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

 

INFORMAÇÕES GERAIS DO CURSO

Nível: Tecnológico

Duração do curso: 

Turno: matutino e noturno

Vagas: 100 vagas anuais

Denominação do curso: Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética

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Local de oferta: Campus FANAP Bela Morada (Avenida Pedro Luiz Ribeiro, Quadra 01, Lote 01, Chácara Santo Antônio, Gleba 04, CEP: 74.920-760, Conjunto Bela Morada – Aparecida de Goiânia – Goiás)

COORDENAÇÃO DO CURSO

E-mail: 

 

PERIÓDICOS CIENTÍFICOS

Revista Bioética

Nutrição Brasil

Revista Podologia

Revista Estética & Negócios

Revista Indústria Cosmética

Revista Brasileira de Gestão de Negócios

Revista Profissão Beleza

 

 

CONCEPÇÃO DO CURSO

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial da UNIFANAP foi concebido com base na Resolução CNE/CP nº 03/2002, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Organização e o Funcionamento dos Cursos Superiores de Tecnologia; nos Pareceres CNE/CES nº 436/2001 e CNE/CP nº 29/2002, homologados pelo Ministro da Educação em 12 de dezembro de 2002; e no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, aprovado pela Portaria MEC 10/2006, de 28 de julho de 2006, com base no artigo 5º, parágrafo 3º, do Decreto 5.773/2006 de 09 de maio de 2006.

OBJETIVO GERAL

Formar o gestor comercial qualificado, que compreenda a realidade competitiva das transações comerciais e utilize o planejamento estratégico, econômico, financeiro e tributário de empresas, com a finalidade de criar e manter o relacionamento com os clientes e, consequentemente, promover a melhoria dos resultados dos negócios.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Capacitar profissionais para transações comerciais;
Propiciar embasamento teórico e prático, necessário à elaboração de estratégias comerciais que atraiam e mantenham clientes;
Desenvolver os conhecimentos comerciais, a partir de novos modelos da administração de vendas;
Disseminar técnicas e conhecimentos que permitam o planejamento, operação, implementação e atualização de sistemas comerciais;
Disseminar conhecimentos que possibilitem ao aluno a resolução de situações, com flexibilidade e adaptabilidade, diante de problemas detectados;
Desenvolver habilidades para atuar em equipe e, de forma interativa, em prol dos objetivos comuns, a partir da compreensão da complementaridade das ações coletivas;
Aprimorar habilidades profissionais, para o enfrentamento cotidiano e estratégico das contingências da área comercial;
Desenvolver visão estratégica, postura de inovação e espírito empreendedor;
Contribuir para o incremento da formação profissional de recursos humanos qualificados, capazes de orientar, analisar e aplicar as ferramentas comerciais;
Contribuir para a elevação dos níveis de eficiência, eficácia e efetividade na aplicação de novas tecnologias relacionadas com as transações comerciais.

PERFIL DO EGRESSO

O mercado de trabalho para o egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial da UNIFANAP  é focado na área comercial das organizações. Os futuros tecnólogos, poderão estudar as diversas formas de atuações comerciais das empresas, sejam elas, no varejo, atacado ou em representações.  Como conhecedor das condições de viabilidade econômico-financeiro-tributária, dos instrumentos de relacionamento com o cliente, dos princípios da qualidade, atuando planejamento, operação, implementação e atualização de sistemas de informações comerciais que proporcionem maior rentabilidade e flexibilidade ao processo de comercialização. Os egressos poderão exercer no mercado de trabalho local os seguintes postos/ocupações/funções: consultor comercial, assessor, assistente, coordenador, representante comercial, supervisor comercial, gerente comercial e diretor comercial. Poderão, ainda, atuar em negócio próprio, nos mais variados setores da atividade econômica. O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial representa uma oportunidade de rápido crescimento profissional em uma área de atividade altamente necessária e, ainda, carente de profissionais competentes.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

-Dirigir área comercial/vendas das organizações;
-Gerenciar as áreas: comercial e de vendas das organizações;
-Gerenciar e supervisionar equipe de vendas;
-Supervisionar área comercial/vendas de organizações;
-Representar, comercialmente, as empresas;
-Prestar consultoria e assessoria comercial em organizações;
-Planejar atividades comerciais para fins estratégicos;
-Outras atividades correlatas à área comercial.

 

INFORMAÇÕES GERAIS DO CURSO

Nível: Superior Tecnológico

Duração do Curso: 4 (quatro) semestres

Turno: matutino e noturno

Vagas: 100 vagas anuais

Denominação do Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Curso reconhecido pela Portaria SERES nº 250, de 30/06/2016 - DOU 01/07/2016, seção 1, página 39.  Renovado o Reconhecimento pela Portaria SERES nº 208, de 25/06/2020 – DOU 07/07/2020, seção 1, página 82.   

Local de oferta: Campus UNIFANAP (Avenida Pedro Luiz Ribeiro, Quadra 01, Lote 01, Chácara Santo Antônio, Gleba 04-A, CEP: 74.920-760, Conjunto Bela Morada – Aparecida de Goiânia – Goiás)

COORDENAÇÃO DO CURSO

E-mail: coord.adm@unifanap.edu.br 

 
 
 
 
 

PERIÓDICOS CIENTÍFICOS

REMARK-Revista Brasileira de Marketing

RAC - Revista de Administração Conteporânea

Revista Marketing

Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing Opnião e Mídia

Revista Brasileira de Gestão de Negócios - RBGN

READ - Revista Eletrônica de Administração

RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia

RAI - Revista de Administração e Inovação

Negócios e Tecnologia da Informação

Gestão e Tecnologia

Revista Brasileira de Pesquisa de Marketing, Opnião e Mídia

Análise PUC-RS

Economia Aplicada

Estudos Econômicos

Gestão Org. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional  

Gestão de Planejamento

Indicadores Econômicos FEE

Organizações Rurais & Agroindustriais

Planejamento e Políticas Públicas PPP - Ipea

RAC Eletrônica

Revista de Administração de Empresas

RAM Revista de Administração Mackenzie

Revista Brasileira de Economia

Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios

Revista de Administração Pública - RAP

Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios

 

CONCEPÇÃO DO CURSO

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNIFANAP tem como finalidade formar profissionais altamente qualificados e capacitados em analisar e implementar modelos de gestão em Recursos Humanos. Por meio de técnicas de gerenciamento de pessoas. Atentos à realidade da sociedade e das empresas.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNIFANAP foi concebido com base na Resolução CNE/CP nº 03/2002, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Organização e o Funcionamento dos Cursos Superiores de Tecnologia; nos Pareceres CNE/CES nº 436/2001 e CNE/CP nº 29/2002, homologados pelo Ministro da Educação em 12 de dezembro de 2002; e no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, aprovado pela Portaria MEC 10/2006, de 28 de julho de 2006, com base no artigo 5º, parágrafo 3º, do Decreto 5.773/2006 de 09 de maio de 2006.

OBJETIVO GERAL

Formar o gestor de Recursos Humanos com habilidades e competências para analisar, aperfeiçoar e implementar modelos de gestão de Recursos Humanos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender as teorias de motivação e de liderança e técnicas de grupos;
Compreender e analisar as economias de mercado nos contextos: local, nacional e internacional;
Desenvolver e gerenciar planos de carreira e renumeração nas empresas;
Dominar as técnicas de gerenciamento, fundamentos e direito aplicado à gestão de pessoas e às tecnologias da informação de recursos humanos;
Elaborar planos de recrutamento, seleção, avaliação, treinamento, manejo e retenção de pessoal;
Implementar programas de qualidade de vida no trabalho, segurança do trabalho e saúde ocupacional nas empresas;
Ter capacidade de negociar e mediar conflitos nas empresas, compreendendo as relações interpessoais e as rotinas pessoais nas empresas;
Planejar atividades institucionais que envolvam questões voltadas para Educação Ambiental e Relações Étnico-Raciais.
Ser ético em sua conduta profissional, atento aos direitos humanos e da cidadania.

PERFIL DO EGRESSO

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNIFANAP visa formar profissionais com competência técnica, para atuar no mercado, como consultor de recrutamento e seleção, assistente de departamento de pessoal, assistente e/ou supervisor de cargos, salários e benefícios, assistente e/ou gestor de conflitos, analista de treinamento e de recursos humanos, desenvolvimento e comportamento institucional, como ainda, gerente de recursos humanos, entre outras atribuições.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Tecnológicos, o tecnólogo em Gestão de recursos Humanos atua no planejamento e gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas, tais como: recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, benefícios, gestão de carreiras e sistema de informação de recursos humanos.  Este profissional promove o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologias), catalisando os processos de elaboração de planejamento estratégico, programas de qualidade de vida no trabalho e avaliação do clima organizacional.

 

INFORMAÇÕES GERAIS DO CURSO

Nível: Superior Tecnológico

Duração do Curso: 4 (quatro) semestres

Turno: matutino e noturno

Vagas: 140 vagas anuais

Denominação do Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Curso reconhecido pela Portaria SERES nº 250, de 30/06/2016 - DOU 01/07/2016 seção 1, página 39.  Renovado o Reconhecimento pela Portaria SERES nº 208, de 25/06/2020 – DOU 07/07/2020, seção 1, página 82.

Local de oferta: Campus UNIFANAP (Avenida Pedro Luiz Ribeiro, Quadra 01, Lote 01, Chácara Santo Antônio, Gleba 04-A, CEP: 74.920-760, Conjunto Bela Morada – Aparecida de Goiânia – Goiás)

COORDENAÇÃO DO CURSO

E-mail: coord.grh@unifanap.edu.br 

 
 
 
 
 

PERIÓDICOS CIENTÍFICOS

Associação Brasileira de Recursos Humanos

Portal dos Profissionais de Recursos Humanos

O mais completo portal de Recursos Humanos

REAd- Revista Eletrônica de Administração

 

CONCEPÇÃO DO CURSO

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Resíduos Sólidos visa capacitar o aluno para o desenvolvimento de competências profissionais que se traduzam na aplicação, no desenvolvimento e na difusão de tecnologias, na gestão de processos em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e na sua gestão, com  de condições para articular, mobilizar e colocar em ação conhecimentos, habilidades, valores e atitudes para responder, de forma original e criativa, com eficiência e eficácia, aos desafios e requerimentos do mundo do trabalho.

OBJETIVO GERAL

Formar profissionais qualificados, capazes de atuar na gestão e execução das atividades ligadas à área de resíduos sólidos, expondo métodos de identificação de atividades produtivas geradoras de resíduos, os seus efeitos ambientais, as consequências sobre a saúde humana, economia e propor medidas mitigatórias, de forma a garantir a preservação e a conservação do meio ambiente, beneficiando a qualidade de vida das pessoas, utilizando as metodologias e tecnologias atualizadas de gestão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Capacitar profissionais para a área de ambiente e saúde que envolvam resíduos sólidos;

Fornecer as bases teóricas e práticas necessárias para planejar, colocar em operação e controlar as atividades geradoras de resíduos sólidos em uma residência, indústria ou na produção agrícola;

Conhecer a variedade de formas de tratamento dos resíduos sólidos, bem como os diferentes destinos finais, enfatizando os elementos que melhor proporcionam a preservação e conservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida da população;

Desenvolver habilidades para atuar em equipe e de forma interativa, em prol dos objetivos comuns e compreensão da complementaridade das ações coletivas;

Proporcionar conhecimentos para elaborar planos/projetos de gerenciamento de resíduos sólidos no meio urbano e em empreendimentos industriais e agrícolas.

PERFIL DO EGRESSO

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Resíduos Sólidos do UNIFANAP será um profissional qualificado para planejar, implantar, supervisionar e monitorar a operação de instalações de tratamento de resíduos sólidos domésticos, agrícolas e industriais. Planejar e executar processos de prevenção e controle da poluição e impactos ambientais do segmento industrial e agrícola. Planejar e executar programas de coleta seletiva, reúso de resíduos sólidos e de instalação e monitoramento de aterros sanitários. Coordenar atividades de campo, laboratoriais e de gerenciamento de resíduos sólidos. Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O tecnólogo em Gestão de Resíduos Sólidos será um profissional qualificado para planejar, implantar, supervisionar e monitorar a operação de instalações de tratamento de resíduos sólidos domésticos, agrícolas e industriais em:

Centrais de destinação de resíduos.

Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria.

Empresas do setor agropecuário.

Indústrias em geral.

Organizações não-governamentais.

Órgãos públicos.

Institutos e Centros de Pesquisa.

Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente

 

INFORMAÇÕES GERAIS DO CURSO

Nível: Superior Tecnológico

Duração do Curso: 4 (quatro) semestres

Turno: matutino e noturno

Vagas: 100 vagas anuais

Denominação do Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Resíduos Sólidos

Local de oferta: Campus UNIFANAP (Avenida Pedro Luiz Ribeiro, Quadra 01, Lote 01, Chácara Santo Antônio, Gleba 04-A, CEP: 74.920-760, Conjunto Bela Morada – Aparecida de Goiânia – Goiás)
 

COORDENAÇÃO DO CURSO

E-mail: 

 

CONCEPÇÃO DO CURSO

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio visa capacitar o aluno para o desenvolvimento de competências profissionais que se traduzam na aplicação, no desenvolvimento e na difusão de tecnologias, na gestão de processos em conformidade com a atividade do agronegócio e na sua gestão, com  de condições para articular, mobilizar e colocar em ação conhecimentos, habilidades, valores e atitudes para responder, de forma original e criativa, com eficiência e eficácia, aos desafios e requerimentos do mundo do trabalho.

OBJETIVO GERAL

Formar profissionais capacitados a conhecer a produção e os processos de forma a planejar e executar a gestão dos diferentes setores do agronegócio, aplicando seus conhecimentos nas mais diversas áreas, sempre com visão crítica e capacidade de propor soluções que viabilizem os negócios da área, sem perder o foco na qualidade e no bem-estar da sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Fornecer as bases teóricas e práticas necessárias para planejar, colocar em operação e controlar as atividades do agronegócio;

Permitir a capacitação de profissionais com uma visão multidisciplinar, voltada para o entendimento dos principais problemas sociais e econômicos que envolvam o agronegócio;

Caracterizar e interpretar as diversas cadeias produtivas do agronegócio;

Desenvolver os conhecimentos gerenciais a partir de novos enfoques e modernas técnicas de gestão voltadas para o agronegócio;

Desenvolver  postura de inovação e espírito empreendedor;

Proporcionar conhecimentos para elaborar planos/projetos de gerenciamento de atividades do agronegócio.

PERFIL DO EGRESSO

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio do UNIFANAP será um profissional qualificado para planejar, projetar e executar empreendimentos voltados para o agronegócio. Projetar mercados estratégicos para o agronegócio. Analisar indicadores de mercado. Aferir o desempenho da produção no agronegócio. Analisar e controlar custos de produção do agronegócio. Caracterizar e interpretar as diversas cadeias produtivas do agronegócio. Planejar e executar a implantação de arranjos produtivos locais. Gerenciar empresas/propriedades rurais. Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O tecnólogo em Gestão do Agronegócio será um profissional qualificado para planejar, projetar e executar empreendimentos voltados para o agronegócio em:

Cooperativas e associações.

Empresas agropecuárias.

Empresas de comercialização de insumos e produtos agropecuários.

Empresas de distribuição de produtos do agronegócio.

Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria.

Organizações não-governamentais.

Órgãos públicos.

Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

 

INFORMAÇÕES GERAIS DO CURSO

Nível: Superior Tecnológico

Duração do Curso: 6 (seis) semestres

Turno: matutino e noturno

Vagas: 100 vagas anuais

Denominação do Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio.

Local de oferta: Campus UNIFANAP (Avenida Pedro Luiz Ribeiro, Quadra 01, Lote 01, Chácara Santo Antônio, Gleba 04-A, CEP: 74.920-760, Conjunto Bela Morada – Aparecida de Goiânia – Goiás)

 

COORDENAÇÃO DO CURSO

E-mail: 

 

CONCEPÇÃO DO CURSO

O Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais do UNIFANAP foi concebido com base na Resolução CNE/CP nº 03/2002, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Organização e o Funcionamento dos Cursos Superiores de Tecnologia; nos Pareceres CNE/CES nº 436/2001 e CNE/CP nº 29/2002, homologados pelo Ministro da Educação, em 12 de dezembro de 2002; no Parecer CES/CNE nº 277/2006, que dispõe sobre a nova forma de organização da educação profissional e tecnológica de graduação; e no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia editado em maio de 2016 com o propósito de aprimorar e fortalecer os cursos superiores de tecnologia e em cumprimento ao Decreto nº 5.773/2006. 

OBJETIVO GERAL

Formar profissionais éticos, críticos e reflexivos para atuarem em todas as etapas do desenvolvimento de Jogos Digitais (criar, projetar, implementar, testar, implantar e manter jogos digitais de gêneros diversos em plataformas computacionais). Gerenciar projetos de jogos digitais com equipes multidisciplinares. Avaliar, selecionar e utilizar metodologias, tecnologias e ferramentas para o desenvolvimento de jogos digitais. Elaborar e desenvolver roteiros, cenários, personagens e mecânicas para jogos digitais adequados às plataformas selecionadas. Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação. Proporcionando soluções eficazes e eficientes para a organização na qual atue.

Pretende-se um profissional com capacidade de pensar de forma reflexiva, com autonomia intelectual e capacidade de relacionamento interdisciplinar, que lhe permita prosseguir os seus estudos após a conclusão do curso.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

São objetivos específicos do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais do UNIFANAP:

Desenvolver, construir e implementar sistemas para jogos por computador voltados para diferentes plataformas computacionais;

Gerenciar ou liderar equipe multidisciplinar de projeto e desenvolvimento de jogos digitais;

Saber implementar e utilizar diferentes interfaces humano-computador, recursos gráficos, de multimídia e de redes para criação de jogos digitais;

Identificar e utilizar tecnologias emergentes na área de jogos digitais, assim como contribuir na construção de novos conhecimentos e de tecnologias inovadoras;

Aplicar conhecimentos para atuar de forma criativa e empreendedora;

Propiciar, além da formação técnica em informática, desenvolvimento de habilidades como a busca por oportunidades, a iniciativa, a persistência, o compromisso, a exigência quanto à qualidade e à eficiência, o estabelecimento de metas, a busca por informações, o planejamento e monitoramento sistemático de projetos na em jogos digitais, a persuasão, a manutenção de redes de contatos, a independência, a autoconfiança, além da promoção do relacionamento interpessoal por meio da valorização do trabalho em equipe;

Formar profissionais que possuam visão crítica que lhes permita participar ativamente das mudanças da realidade nacional/regional vigente, desenvolvendo visão perspicaz, não apenas da empresa/organização, mas também do contexto social, político e econômico em que ela se insere;

Constituir em espaço de integração entre o meio acadêmico e a sociedade;

Contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico da área de sistemas de informações;

Atender às necessidades regionais e nacionais em termos de formação de recursos humanos na área de Jogos Digitais;

Fomentar a formação humanística com o objetivo de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo a respeito dos aspectos éticos, políticos, sociais e econômicos relacionados à área de Jogos Digitais;

Proporcionar formação em Informação e Tecnologia;

Propiciar a formação tecnológica (visando desenvolver e aplicar a tecnologia da informação nas áreas de negócio da organização);

Propiciar formação complementar (objetivando a compreensão da necessidade e importância dos jogos digitais para as organizações contemporâneas e sua relação com as áreas de negócio).

PERFIL DO EGRESSO

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais do UNIFANAP será um profissional qualificado para criar, projetar, implementa, testar, implantar e manter jogos digitais de gêneros diversos em plataformas computacionais. Gerenciar projetos de jogos digitais com equipes multidisciplinares. Avaliar, selecionar e utilizar metodologias, tecnologias e ferramentas para o desenvolvimento de jogos digitais. Elaborar e desenvolver roteiros, cenários, personagens e mecânicas para jogos digitais adequados às plataformas selecionadas. Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O tecnólogo em Jogos Digitais será um profissional qualificado para criar, projetar, implementa, testar, implantar e manter jogos digitais de gêneros diversos em plataformas computacionais em:

Agências de publicidade.

Empresas de desenvolvimento de jogos digitais.

Instituições educacionais.

Produtoras de websites.

Veículos de comunicação em geral.

Institutos e Centros de Pesquisa.

Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

 

INFORMAÇÕES GERAIS DO CURSO

Nível: Superior Tecnológico

Duração do Curso: 5 (cinco) semestres

Turno: matutino e noturno

Vagas: 100 vagas anuais

Denominação do Curso: Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais

Local de oferta: Campus UNIFANAP (Avenida Pedro Luiz Ribeiro, Quadra 01, Lote 01, Chácara Santo Antônio, Gleba 04-A, CEP: 74.920-760, Conjunto Bela Morada – Aparecida de Goiânia – Goiás)

COORDENAÇÃO DO CURSO

E-mail: 

 

CONCEPÇÃO DO CURSO

O Curso Superior de Tecnologia em Logística é focado nas características do mercado e da sociedade deste novo milênio, um cenário marcado pelas frequentes mudanças impostas pela globalização, pela escassez dos recursos naturais, pela evolução dos meios de comunicação e pelas novas técnicas de produção, assim as organizações identificarem a necessidade de adequar seus profissionais às novas exigências impostas pelo mercado e pela sociedade contemporânea.

É importante ressaltar que o termo “Logística” significa saber dispor a mercadoria ou o serviço certo, no lugar certo e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em que promove a maior contribuição ao negócio.

Essa formação específica possibilitará ao aluno a atuação, o entendimento e aplicação das principais ferramentas da Logística, tais como: planejamento, operação, transporte, armazenagem, produção, movimentação, custos, controle e avaliação de atividades referentes à Gestão dessa área.

OBJETIVO GERAL

Este curso tem por objetivo capacitar: profissionais tecnólogos em Logística, para o exercício da administração e da gestão junto às organizações dos diferentes setores da economia e do mercado, para incrementar os níveis de qualidade , produtividade, legitimidade e de competitividade das organizações e do meio.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1 - Criar condições para o desenvolvimento de atitudes e de técnicas para a compreensão, por parte de cada participante do curso, da importância da visão e do raciocínio estratégicos na definição e implementação dos princípios básicos que fundamentam a logística empresarial;
2 - Permitir o conhecimento, a compreensão e as formas de utilização, no dia a dia dos instrumentos e das técnicas modernas pertencentes à Matriz Curricular do Curso;
3 - Criar condições para o desenvolvimento de uma postura de autocrítica permanente, de modo a que a qualificação proposta e as novas formas de procedimentos daí decorrentes sejam uma constante na vida profissional e no ambiente dos empreendimentos;
4 - Incentivar a postura empreendedora nos participantes do Curso;
5 - Incentivar os participantes do Curso a elaborarem e executarem planos de desenvolvimento, visando a melhoria da qualidade de vida e a sobrevivência dos empreendimentos;
6 – Ressaltar o papel estratégico da administração e da gestão de empreendimentos, na definição de projetos empresariais e sociais;
7 - Incentivar a adoção de novas atitudes e práticas, compatíveis com os novos comportamentos que possibilitem a transferência do aprendizado para o desenvolvimento grupal, no âmbito dos mais diversificados tipos de empreendimentos e negócios.

PERFIL DO EGRESSO

‑Capacidade de acompanhar a evolução e as tendências na área da Logística;
‑Emprego da legislação que regula as atividades que dizem respeito à Logística;
‑Valorização dos sistemas de informação e escolha da melhor opção logística frente às exigências do mercado, presente especificamente no curso;
‑Identificação das variáveis de custos que interferem num plano estratégico de Logística;
‑Valorização das pessoas como recurso estratégico para o gerenciamento da Logística;
‑Utilização das ferramentas de pesquisa, como subsídio na tomada de decisão;
‑Associação a atuação da Logística à obtenção de resultados reais e mensuráveis;
‑Elaboração de planos estratégicos de Logística, planejando as atividades de cada setor de trabalho, visando a agregação de valor aos resultados;
‑Avaliação e compreensão dos novos meios de se trabalhar com a Logística, buscando sempre o aperfeiçoamento do trabalho.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O mercado de trabalho para o egresso do Curso Superior de Tecnologia em Logística, da UNIFANAP, é bastante amplo. O futuro Tecnólogo em Logística poderá atuar como gestor, analista, coordenador, supervisor e assistente de logística; assessor de equipes gestoras; consultor em planejamento estratégico de logística; analista logístico; coordenador da cadeia de suprimentos; gerente de suprimentos; superintendente de logística e de planejamento logístico; formulador de políticas logísticas; gerente de custos logísticos; operadores logísticos nacionais e internacionais; planejador de atividades logísticas e estratégicas. O Curso Superior de Tecnologia em Logística representa uma oportunidade de rápido crescimento profissional em um ramo de atividade altamente promissor e, ainda, carente de profissionais competentes.

INFORMAÇÕES GERAIS DO CURSO

Nível: Superior Tecnológico

Duração do Curso:  4 (quatro) semestres

Turno: matutino e noturno

Vagas: 100 vagas anuais

Denominação do Curso: Curso Superior de Tecnologia em Logística

Curso reconhecido pela Portaria SERES nº 301, de 27/12/2012 - DOU 31/12/2012, seção 1, página 147.  Renovado o Reconhecimento pela Portaria SERES nº 208, de 25/06/2020 – DOU 07/07/2020, seção 1, página 82.

Local de oferta: Campus UNIFANAP (Avenida Pedro Luiz Ribeiro, Quadra 01, Lote 01, Chácara Santo Antônio, Gleba 04-A, CEP: 74.920-760, Conjunto Bela Morada – Aparecida de Goiânia – Goiás)

COORDENAÇÃO DO CURSO

E-mail: coord.adm@unifanap.edu.br

 
 
 
 
 

PERIÓDICOS CIENTÍFICOS

 

 

CONCEPÇÃO DO CURSO

O Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação do UNIFANAP foi concebido com base na Resolução CNE/CP nº 03/2002, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Organização e o Funcionamento dos Cursos Superiores de Tecnologia; nos Pareceres CNE/CES nº 436/2001 e CNE/CP nº 29/2002, homologados pelo Ministro da Educação, em 12 de dezembro de 2002; no Parecer CES/CNE nº 277/2006, que dispõe sobre a nova forma de organização da educação profissional e tecnológica de graduação; e no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia editado em maio de 2016 com o propósito de aprimorar e fortalecer os cursos superiores de tecnologia e em cumprimento ao Decreto nº 5.773/2006. 

OBJETIVO GERAL

Formar profissionais éticos, críticos e reflexivos para atuarem em todas as etapas do desenvolvimento da Segurança da Informação para analisar, projetar, desenvolver, gerenciar, testar, implantar, integrar, propor e avaliar soluções para a garantia da confidencialidade, integridade e disponibilidade dos recursos de Segurança da Informação. Gerenciar, aplicar, administrar e configurar ambientes corporativos com requisitos de segurança. Realizar análises de riscos, gerenciar sistemas de informações. Projetar e gerenciar redes de computadores seguras. Realizar auditorias. Planejar contingências e recuperação das informações em caso de sinistros. Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

São objetivos específicos do Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação do UNIFANAP:

Desenvolver, construir e implementar sistemas para jogos por computador voltados para diferentes plataformas computacionais;

Gerenciar ou liderar equipe multidisciplinar de projeto e desenvolvimento de Segurança da Informação;

Saber implementar e utilizar diferentes interfaces humano-computador, recursos gráficos, de multimídia e de redes para criação de Segurança da Informação;

Identificar e utilizar tecnologias emergentes na área de Segurança da Informação, assim como contribuir na construção de novos conhecimentos e de tecnologias inovadoras;

Aplicar conhecimentos para atuar de forma criativa e empreendedora;

Propiciar, além da formação técnica em informática, desenvolvimento de habilidades como a busca por oportunidades, a iniciativa, a persistência, o compromisso, a exigência quanto à qualidade e à eficiência, o estabelecimento de metas, a busca por informações, o planejamento e monitoramento sistemático de projetos na área de Segurança da Informação, a persuasão, a manutenção de redes de contatos, a independência, a autoconfiança, além da promoção do relacionamento interpessoal por meio da valorização do trabalho em equipe;

Formar profissionais que possuam visão crítica que lhes permita participar ativamente das mudanças da realidade nacional/regional vigente, desenvolvendo visão perspicaz, não apenas da empresa/organização, mas também do contexto social, político e econômico em que ela se insere;

Constituir em espaço de integração entre o meio acadêmico e a sociedade;

Contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico da área de sistemas de informações;

Atender às necessidades regionais e nacionais em termos de formação de recursos humanos na área de segurança da informação;

Fomentar a formação humanística com o objetivo de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo a respeito dos aspectos éticos, políticos, sociais e econômicos relacionados à área de sistemas de informações;

Proporcionar formação em Informação e Tecnologia;

Propiciar a formação tecnológica (visando desenvolver e aplicar a tecnologia da informação nas áreas de negócio da organização);

Propiciar formação complementar (objetivando a compreensão da necessidade e importância dos Segurança da Informação para as organizações contemporâneas e sua relação com as áreas de negócio).

PERFIL DO EGRESSO

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação do UNIFANAP será um profissional qualificado para analisar, projetar, desenvolver, gerenciar, testar, implantar, integrar, propor e avaliar soluções para a garantia da confidencialidade, integridade e disponibilidade dos recursos de Tecnologia da Informação. Gerenciar, aplicar, administrar e configurar ambientes corporativos com requisitos de segurança. Realizar análises de riscos, gerenciar sistemas de informações. Projetar e gerencia redes de computadores seguras. Realizar auditorias. Planejar contingências e recuperação das informações em caso de sinistros. Vistoriar, realizar periciar, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O tecnólogo em Segurança da Informação será um profissional qualificado para analisar, projetar, desenvolver, gerenciar, testar, implantar, integrar, propor e avaliar soluções para a garantia da confidencialidade, integridade e disponibilidade dos recursos de Tecnologia da Informação em:

Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria.

Empresas de tecnologia.

Empresas em geral (indústria, comércio e serviços).

Organizações não-governamentais.

Órgãos públicos.

Institutos e Centros de Pesquisa.

Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

 

INFORMAÇÕES GERAIS DO CURSO

Nível: Superior Tecnológico

Duração do Curso: 5 (cinco) semestres

Turno: matutino e noturno

Vagas: 100 vagas anuais

Denominação do Curso: Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação.

Local de oferta: Campus UNIFANAP (Avenida Pedro Luiz Ribeiro, Quadra 01, Lote 01, Chácara Santo Antônio, Gleba 04-A, CEP: 74.920-760, Conjunto Bela Morada – Aparecida de Goiânia – Goiás)

 

COORDENAÇÃO DO CURSO

E-mail: 

CONCEPÇÃO DO CURSO

O CST em Segurança no Trabalho do Centro Universitário UniFANAP foi concebido com base na Resolução CNE/CP nº 03/2002, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Organização e o Funcionamento dos Cursos Superiores de Tecnologia; nos Pareceres CNE/CES nº 436/2001 e CNE/CP nº 29/2002, homologados pelo Ministro da Educação em 12 de dezembro de 2002; e no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia 2016.

OBJETIVO GERAL

O objetivo geral do CST em Segurança no Trabalho do UniFANAP é formar profissionais capacitados a conhecer e modificar a realidade das organizações através de ações integradoras e participativas na utilização de tecnologias relacionadas à infraestrutura e de ações de prevenção e de proteção as pessoas, patrimônio e ao ambiente empresarial, contribuindo na prevenção de acidentes, na melhoria das condições de trabalho, na preservação da saúde, na segurança e qualidade de vida do trabalhador.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O CST em Segurança no Trabalho do Centro Universitário UniFANAP tem como objetivos específicos:

  • Fornecer as bases teóricas e práticas necessárias com atividades interdisciplinares para estimular a postura investigativa e análise reflexiva;
  • Permitir a capacitação de profissionais com uma visão multidisciplinar a fim de promover o desenvolvimento de competências organizacionais e individuais;
  • Favorecer o desenvolvimento de habilidades para atuar em treinamentos, e coordenação de equipe e atividades de trabalho, para garantir a segurança e o uso das tecnologias pertinentes;
  • Formar profissionais que assessorem empregadores e trabalhadores na melhoria das condições de trabalho e formas de atuação com segurança;
  • Formar profissionais capazes de promover a cultura da Prevenção em Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional;
  • Formar tecnólogo capaz de contribuir com programas de melhoria contínua das condições ambientais do trabalho, estando de acordo com as questões legais, éticas, socioambientais;
  • Propiciar o desenvolvimento de competências e habilidades relativas à área de atuação para gerenciar sistemas que envolvam segurança do trabalho, saúde ocupacional e do meio ambiente;
  • Proporcionar conhecimentos para elaborar planos/projetos de gerenciamento de atividades de Segurança no Trabalho.

PERFIL DO EGRESSO

O Eixo Tecnológico “Segurança” compreende tecnologias relacionadas à infraestrutura e aos processos de prevenção e proteção de indivíduos e patrimônio. Abrange segurança pública, segurança privada, defesa social e civil e segurança do trabalho.

O CST em Segurança no Trabalho - Eixo Tecnológico Segurança do UniFANAP, formará profissionais especializados em Segurança no Trabalho para: implantar, gerenciar e controlar os sistemas de segurança laboral, fiscalizar e avaliar condições de trabalho, coordenar equipes multidisciplinares em atividades preventivas, vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

  • Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria.
  • Empresas em geral (indústria, comércio e serviços).
  • Órgãos públicos.
  • Institutos e Centros de Pesquisa.
  • Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

 

INFORMAÇÕES GERAIS DO CURSO

Nível: Superior Tecnológico

Duração do Curso: 6 (seis) semestres

Turno: matutino e noturno

Vagas: 100 vagas anuais

Denominação do Curso: Curso Superior de Tecnologia em Segurança no Trabalho.

Local de oferta: Campus UNIFANAP (Avenida Pedro Luiz Ribeiro, Quadra 01, Lote 01, Chácara Santo Antônio, Gleba 04-A, CEP: 74.920-760, Conjunto Bela Morada – Aparecida de Goiânia – Goiás)

 

COORDENAÇÃO DO CURSO

E-mail: 

 

CONCEPÇÃO DO CURSO

O CST em Segurança Pública do Centro Universitário UniFANAP foi concebido com base na Resolução CNE/CP nº 03/2002, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Organização e o Funcionamento dos Cursos Superiores de Tecnologia; nos Pareceres CNE/CES nº 436/2001 e CNE/CP nº 29/2002, homologados pelo Ministro da Educação em 12 de dezembro de 2002; e no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia 2016.

OBJETIVO GERAL

O objetivo geral do CST em Segurança Pública do UniFANAP é formar profissionais capacitados a conhecer e atuar através de ações integradoras e participativas na utilização de tecnologias relacionadas à: Segurança e ordem pública; Segurança comunitária; Defesa civil; Polícia técnico-científica; e Polícia investigativa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O CST em Segurança Pública do Centro Universitário UniFANAP tem como objetivos específicos:

  • Fornecer as bases teóricas e práticas necessárias com atividades interdisciplinares para estimular a postura investigativa e análise reflexiva;
  • Permitir a capacitação de profissionais com uma visão multidisciplinar a fim de promover o desenvolvimento de competências organizacionais e individuais;
  • Favorecer o desenvolvimento de habilidades para atuar em treinamentos, e coordenação de equipe e atividades de trabalho, para garantir a segurança e o uso das tecnologias pertinentes;
  • Reconhecer as características da sociedade contemporânea e das diversas formas de violência e criminalidade encontradas nos espaços urbanos e rurais;
  • Compreender as formas de organização do Estado Moderno e dos papéis das instituições de segurança pública, dos seus profissionais e da sociedade na construção de uma cultura de paz para a humanidade.
  • Atuar a partir de metodologias que orientem o enfoque comunitário, a colaboração e integração das ações de justiça e segurança.

PERFIL DO EGRESSO

O Eixo Tecnológico “Segurança” compreende tecnologias relacionadas à infraestrutura e aos processos de prevenção e proteção de indivíduos e patrimônio. Abrange segurança pública, segurança privada, defesa social e civil e segurança do trabalho.

O CST em Segurança Pública - Eixo Tecnológico Segurança do UniFANAP, formará profissionais especializados em Segurança Pública para: planejar, formular, implantar, gerenciar e supervisionar ações preventivas no âmbito segurança pública, orientar e intervir em situações de manutenção da ordem pública, segurança comunitária, defesa civil, polícia técnico-científica e polícia investigativa. Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

  • Instituições públicas da área de segurança pública.
  • Institutos e Centros de Pesquisa.
  • Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

 

INFORMAÇÕES GERAIS DO CURSO

Nível: Superior Tecnológico

Duração do Curso: 4 (quatro) semestres

Turno: matutino e noturno

Vagas: - vagas anuais

Denominação do Curso: Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública.

Local de oferta: Campus UNIFANAP (Avenida Pedro Luiz Ribeiro, Quadra 01, Lote 01, Chácara Santo Antônio, Gleba 04-A, CEP: 74.920-760, Conjunto Bela Morada – Aparecida de Goiânia – Goiás)

 

COORDENAÇÃO DO CURSO

E-mail: 

 

Endereço

Avenida Pedro Luiz Ribeiro, Chácara Santo Antônio, Gleba 04-A, Conjunto Bela Morada Aparecida de Goiânia, CEP: 74.920-760 Fone/Fax: (62) 3277-1000
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